segunda-feira, 31 de outubro de 2011

30 anos:

Este artigo foi publicado também pela Revista "Carpe Lounge":

e pelo Site "Guia da Busca":


Não só na carreira clínica, como nos meus relacionamentos pessoais,  percebo como o fator 30 pesa para a maioria das mulheres e até para muitos homens.
 É só você perguntar quantos anos tem e a pessoa começa a se engasgar, fala sussurando, faz piadinha, ninguem diz 30 assim limpo, como quem diz 20. Como se fosse uma vergonha, um segredo falar 30, shhhh! lê baixooo!!
Mas porquê será que este número é mais temido do que sexta-feira 13?
Quando eu tinha 26, dizia que tinha 25... quem sabia da minha mentira me questionava..."Daniela, mas mentir um ano só, que diferença isso faz?" Fazia muita, era apenas um ano, mas tinha um peso enorme.
Para mim fazer 29 foi mais difícil que fazer 30, porquê senti como se só restasse um ano para conseguir concretizar tudo aquilo que não consegui em todos os 29 anos da minha vida.
As pressões sociais geralmente não tem fundamento e são muito cruéis, nivelando por baixo uma gama imensurável de fatores... dizem que a mulher tem que casar, ter filhos, ter uma carreira bem sucedida, uma vivência no exterior, falar dúzias de línguas e o pior de tudo....que aos 30 fica velha!!! e tem que conseguir tudo isso nesse curto espaço de tempo. 
E se chega aos 30 sem concluir tudo isso, fracassou.
É uma pressão muito forte e um grande desespero, até que um dia as 30 badaladas por fim batem e você, Cinderela,  vê que não virou uma abóbora!! 
Realmente os 30 trazem uma grande mudança... eu senti que algo estava mudando dentro de mim de mansinho aos 28, aos 29 foi se intensificando, e aos 30.... BUM! a maturidade fez um buraco e entrou! maturidade, não no sentido de se considerar sabida de mais, ou dona da verdade, pois o bom é estar verde para sempre aprender, mas no sentido de ganhar serenidade, auto controle, fazer as pazes com a vida, com as neuras, mensurar o tamanho real de cada coisa e qual o valor daquilo para mim. Como se todas essas pressões que vem de fora se desmanchassem e a gente ficasse mais dona de si para assumir o que de fato gosta ou não gosta, o que de fato quer ou não quer, o que é seu e o que é dos outros, o que era um grande sofrimento e causava medo e ansiedade, hoje é uma bobagem.
Aí você pode me falar, a gente é mais bonita com 20 do que com 30? assumo que com 20 meu corpo não era tão bonito como agora mas os cabelos brancos nem pensavam em brotar da minha linda cabeçinha...onde agora fazem festa... porém, junto com eles também brotam idéias maravilhosas que antes nem pensavam em existir...
Acho que para tudo na vida existe um tempo, uma fase, uma época, os 20 são maravilhosos, intensos e inconsequentes... mas é preciso respeitar e aceitar que terminem, pois se tentarmos prolongar uma fase ou tempo que já não cabe mais, impedimos o que está por vir de acontecer...e se a vida é crescer, então vamos em frente, levando com a gente tudo de bom que aprendemos e deixando pelo caminho o que não nos serve mais... 
Assim concluo que é muito bom ser Trintage, e que eu deveria ter nascido assim!
 Essa sim é a verdadeira maior idade! as mulheres não deveriam se envergonhar e ficar se engasgando para dizer que tem 30, elas deveriam com o maior orgulho dizer em alto e bom som: tenho 30! como quem diz, já sou bem resolvida com minha vida, com meu corpo e sei do que eu gosto! e mais, os 30 deveriam ser celebrados assim como são os 15, com uma festa especial onde finalmente a mulher tem um encontro com ela mesma, dá adeus as inseguranças de menina para tomar posse de si mesma como mulher.

4 comentários:

  1. Que lindo! Adorei esse final! Faz todo sentido, como se fosse uma festa a celebrar o fim dessa época doida e confusa que é o meio termo, do "I'm not a girl, not yeat a woman" que eu estou vivendo por exemplo...hahaha...

    ResponderExcluir
  2. hahaha I feel on my on!!!

    http://the-undercover-girl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei, amei isso..esse texto..Ótimo.
    os 30 deveriam ser celebrados assim como são os 15, com uma festa especial onde finalmente a mulher tem um encontro com ela mesma, dá adeus as inseguranças de menina para tomar posse de si mesma como mulher.
    Estou começando a descobrir que estou numa fase muito boa da minha vida..

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou Paty!!! Isso mesmo!! bjss

    ResponderExcluir