terça-feira, 16 de junho de 2015

Desmitificando o Atendimento Psicológico Online:




























Em 2001 me formei como Psicóloga, naquela época, a vida digital ainda dava seus primeiros passos, embora todos já usassem e-mail e soubessem utilizar a internet, era uma novidade que não fazia tanto parte de nossas vidas, ainda não existia a compra de produtos online e tampouco as redes sociais que nos tornaram tão íntimas deste universo.

O tempo passou e com ele a evolução da vida digital, hoje podemos resolver quase tudo através da internet, compras de todos os tipos, transações bancárias, pesquisas, e também, podemos ser atendidos por Psicólogos.

O atendimento online, apesar de já ter alguns anos de prática, ainda é um tabu e até mesmo uma novidade para muitos, recebo constantemente ligações, mensagens e e-mails de Psicólogos, tanto conhecidos meus, como profissionais que me conhecem das redes sociais me pedindo informações sobre o atendimento online, que considero prático, seguro e eficiente.

Eu já atendo de forma online desde 2011, e acredito fortemente que o atendimento online, deveria ser incluído como matéria curricular nas faculdades. Ao meu ver, é o caminho do futuro, cada vez mais estamos ocupados, as cidades cheias de transito, e o atendimento virtual facilita muito a vida, encurtando distâncias e possibilitando a escolha do profissional independente de que local ele esteja.

Hoje tenho pacientes online regulares de vários estados dos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Luanda, Peru, e de estados brasileiros, como Rio, São Paulo, Acre, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Nada disso seria possível sem o auxílio desta poderosa ferramenta que é a internet.

Percebo que o preconceito que há contra o atendimento online vem muito mais por parte dos próprios Psicólogos do que dos pacientes. Toda nova idéia, por melhor que seja, encontra em seus primeiros passos a resistência natural da rejeição ao novo, porém, eu estou aqui hoje escrevendo este texto, para desmitificar essa forma tão prática quanto eficiente de atendimento.
Meus pacientes online tem resultados excelentes! No atendimento virtual perdemos um pouco em poder utilizar como recursos alguns procedimentos, como a aplicação de testes projetivos, hipnose, ou alguma outra técnica que necessite ser aplicada de forma presencial, porém, isso não compromete em nada o sucesso desta forma de atendimento, vinculação com o paciente, regularidade e comprometimento nas sessões.

Tanto confio, gosto e acredito nesta forma de atendimento online, que eu mesma, sendo Psicóloga, escolhi ser atendida enquanto paciente, de forma online por uma Psicóloga que vive há mais de 1000km de distância de mim e estou extremamente satisfeita.

O atendimento online é reconhecido e autorizado pelos Conselhos de Psicologia, possuindo regras, normas e definições impostas pelos mesmos para poderem ser realizados.

Existem sites, validados pelo Conselho Federal de Psicologia, que funcionam como clínicas virtuais, onde o paciente pode escolher seu Psicólogo, visualizando o currículo, foto, agenda e um vídeo de cada profissional disponível. É possível agendar uma sessão comigo, por exemplo, nos sites Psicolink, que é pioneiro em atendimento virtual e no site Psicosaber. composto por um grupo de profissionais selecionadas. O pagamento das sessões nestes sites também é feito de forma virtual, através do Paypal ou PagSeguro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário